Investimento no mercado financeiro versus investimento imobilário, uma análise comparativa.

Louvados sejam aqueles que conseguem ganhar mais que precisam para viver, e mais louvados ainda sejam os que poupam e investem em imóveis. 
Como os antigos já diziam em seus papiros: " quem compra terra não erra".

Prezados Clientes, Amigos , Parceiros da Redenetimóveis, e Colaboradores da Locamaxx Netimóveis, eu resolvi escrever este texto pois muitas vezes ouço dizer que imóvel rende menos que as aplicações financeiras,  que fulano diz: "conheço um cara que ficou rico com ações"!, que os aluguéis são ou estão(?!) baixos, que aluguel rende 1% do valor do imóvel( ??!!??), que imóvel não tem liquidez, que é fria,  etc etc...e muitas outras coisas do gênero faladas sem a menor base factual de argumentação e tampouco de sustentação, que caem por terra numa análise fria e realista.

O Brasil, segundo a revista Exame,
 o nosso mercado é o terceiro que mais valoriza no mundo, e isto faz com que fique mais animado ainda a escrever para meus clientes e amigos sobre o tema, espantando um cansaço das 11 da noite, dia de muito trabalho, treinamento na empresa, de ir ao dentista , ou seja depois de um: " day in a lyfe", como diriam , ou melhor, como cantavam os garotos de Liverpool.

Para ilustrar o "post", usarei um fato, mas montado com personagens fictícios para preservar a identidade de meus clientes e investidores( norma número 1 locamaxx) , assim então,  irei contar um "causo", conhecido no mundo pós-yuppie como "case", que envolveu uma família  que é cliente de nossa corretora há 12 anos.

O Pai de dois amigos meus( Henry e Paul )  Mr. Thomas , um advogado da conhecida banca de Lipton & Jonhston, cuja sede ocupava um prédio inteiro na rua da Alfândega, um homem seguro e sisudo ao se aproximar do casamento do filho mais novo , apesar da fama de mão de vaca  mas sob pressão da patroa, é forçado por livre e espontânea pressão de Miss Ferguson a presentear o caçula com um apartamento.
Após muita discussão doméstica, o orçamento fora estabelecido em 200.000 reais para a compra de um imóvel de 2 ou 3 quartos , a critério de Henry e sua noiva Isabelle, desde que dentro do orçamento.
Henry herdara o estilo "negociante frio" do pai, e foi um cliente que me deu um bocado de trabalho e muitas horas de vôo , o que cumpri com grande alegria, pois além de ser o ofício que escolhi para mim e fora abençoado por Deus, estava diante de uma oportunidade de aprendizado:
Como negociar com um herdeiro de um patrimônio milionário , pessoa exigente e acostumada a viver numa mansão, com um orçamento apertado em busca de um imóvel acima de suas possibilidades, e ainda querer margem de negociação no preço?! missão impossível?!
Talvez, mas para quem tem uma ferramenta de trabalho como o CRM da rede imobiliária a qual sou filiado, que compõe a carteira de 10 empresas( só em Vitória, no Brasil 98) , que por sua vez compartilham informações , imóveis, clientes e negócios, a tarefa é passível de execução apesar de demandar profundo conhecimento do mercado , das nacessidades do cliente , e das nuances de ambos.
Pois bem, reunidos na Locamaxx Netimóveis, junto com a noiva obviamente( pois geralmente a mulher é quem decide a compra)feito o diagnóstico da necessidade, consultamos o banco de dados da Rede Netimóveis e afinamos a busca,  daí partimos para campo e fizemos 49 visitas .
Todas organizadas cirurgicamente e Britanicamente em 4 visitas por dia, após muitas indas e vindas aos imóveis dentro do escopo, finalmente o casal define a compra.

Henry e Isabelle optaram por formalizar uma proposta para um dos primeiros imóveis que visitamos, uma apartamento com apenas 4 anos de construção, segundo Henry os demais ( alguns novos, outros mais usados e com befeitorias)visitados foram para "desencargo de conciência", a conversa ocorreu durante um  jantar no restaurante Lareira Portuguesa , a convite de Mr. Thomas  para celebrar o negócio, neste dia o escorpião saiu do bolso e até um bom "Alentejano" com bis fora servido a mando do famoso advogado .
Na ocasião, conversando com Mr Thomas , falei a ele que ainda havia uma unidade disponível no mesmo prédio, e ele poderia adquiri-la nas mesmas condições, para quando Paul se casasse ter um imóvel igual ao de Henry, de tudo portanto,  o patricarca me confidenciou que não acharia que Paul fosse se casar ,"é um rapaz muito solto, um poeta do asfalto" dizia, e não tocou mais no assunto apesar de eu ilustrar as vantagens do investimento e da valorização e ainda  dele poder alugar o imóvel, e obter rendimentos enquanto Paul ainda assombrava as ruas da cidade com sua motocicleta Honda 750 four e  mantinha a devida distância e repulsa ao altar e a compromissos mais sérios.
O  valor do imóvel foi fechado em exatos 200.000,00 reais, pagos á vista.
 Paul, figura exótica( apelidado de Red Baron),  pessoa oposta ao irmão metódico,  boêmio, easy rider, e apesar de mais velho  e da rigorosa criação era o autêntico  "selvagem da motorcicleta", e apesar das dúvidas do pai , em exatos  2 anos ,conhece um bela médica polonesa, num forró de itaunas, belíssima mulher, de nome Natasha e fulminantemente se apaixona.
Ela o convence a cortar os cabelos compridos, trocar a moto por um carro, trabalhar, cuidar do corpo, parar de fumar, etc.e rapidinho o leva para o altar, apesar da incredulidade da família e da sociedade, tal a famosa coleção de namoradas no currículum do marmanjo , sem que  nenhuma delas tenha conseguido que ele usasse a aliança na mão esquerda.


Apesar da diferença do estilo dos  filhos e do  escorpião no bolso , Mr. Thomas, mais uma vez pressionado por Miss Ferguson, é chamado a comparecer integralmente e á vista,  na compra de um imóvel para Paul, tal e qual o fizera na ocasião do  casamento de Henry.
Qual  é o "budget"? perguntei a Mr Thomas, sentados em torno da mesa de granito cinza no escritória da Locamaxx, diante do Lap Top com  tela aberta
no CRM ( site de busca e controle de informações, SAN G3) da redentimóveis , antes de abrirmos a busca e em seguida a refinarmos para escolhermos as opções.
- Avelar, não posso ser injusto com meus filhos, apesar de Henry ser um exemplo, façamos o seguinte, disse Mr Thomas:
- Atualizaremos o valor que investi na compra do apartamento de Henry por um índice do CDB, ou outro índice de aplicação segura, e com o resultado você terá o orçamento para iniciarmos a seleção, por favor  precisamos encontrar um apartamento com as mesmas características do Henry ! disse ele apreensivo como sempre ao se tratar de tirar dinheiro do banco.
Pego minha calejada calculadora HP12 c, lanço os valores e faço o cálculo, também consulto os sites especializados em atualização de valores e rapidamente tenho o resultado conferido e atestado.
Olho para Mr Thomas por cima das lentes de meu óculos de grau, e digo ao patriarca com o qual tenho total liberdade de falar a realidade sem rodeios:
-Más notícias Mr Thomas.
O apartamento do Henry, um 2 qts novo, com suíte, 2 vagas, armários em local nobre de Jardim Camburi,   custou R$ 200.000,00 há 2 anos, mas...
..agora um apartamento com estas caraterísticas irá custar algo em torno de 250 a 270 mil reais, e o valor, mesmo corrigido pelo cdb não será suficiente para encotrarmos um imóvel com estas características.
Aí veio a pior parte, falar para ele na necessidade de rever o orçamento pois ele teria que focar o produto, não o valor atualizado, caso contrário teria um inferno astral com Miss Ferguson  ,mãe zelosa que quer igualdade no amor e apoio aos filhos:
-O senhor vai ter que complementar os recusos, e dispor de um valor a mais que os rendimentos alcançados na aplicação , para adquirir um lar a altura do que Henry recebeu, se quiser ficar em paz com Miss Ferguson e ser justo com Paul , eu  disse a ele calmamente enquanto ele tomava um gole café.
Como assim?!, e as minhas aplicações no CDB?!o mercado financeiro rende mais que o mercado de imóveis!!!, se eu tivesse comprado o tal apartamento que você me ofereceu no prédio do Paul eu teria obtido 0,5% ao mês de rendimentos em locações enquanto eu cheguei perto de 0,9% no mercado financeiro, como pode ? perguntou:
Inicio então a simples explicação e de certa forma,  a profeçia que eu traçara há 2 anos  se concretiza.

-Mr. Thomas, quando o Sr. Colocou o dinheiro no banco há dois anos ele realmente ganhou da rentabilidade em locações, todavia somada a rentabilidade o valor do principal não alcança a valorização do mercado.
Caso o sr tivesse optado por adquirir um imóvel na época, teria lucrado com a valorização por si só, que sozinha supera a aplicação finaceira, fora a rentabilidade em locações.
Ou seja, aplicação não supera o investimento em imóveis, se você aplicar hoje para comprar amanhã , prepare para pagar mais que o rendimento , pois aquele imóvel que vistes há algum tempo , corrige seu valor acima das aplicações , fora a rentabilidade das locações.

Neste dia o Jurista frio e calculista, acostumado com grandes lides  e negociações intrínsecas, teve que dar o braço a torçer .
A contragosto autorizou a aquisção pelo valor de mercado de um imóvel igual ao do caçula, e gradualmente foi investindo em pequenos imóveis para locação, sendo hoje o maior locador da carteira de management da Locamaxx Netimóveis, e tendo desta forma se aposentado há um ano e agora se dedica a viajar com a esposa pelo mundo afora.

Fim.

Algumas observações:

  • Todas as fortunas do mundo se perpetuam em imóveis , passando de gerações em gerações e em muitos casos enfrentando valorizações sensacionais em longo prazo, como por exemplo áreas.



  • Investimento 100% seguro, conservador, perpétuo.



  • As locações rendem em média O,6% do valor do principal.



  • 1/3 ( um terço) de toda a riqueza do mundo está em imóveis.


Para saber mais , escreva um email para renato@locamaxx.com.br, ou venha nos fazer uma visita será um prazer recebê-los na locamaxx para tomarmos um café e conversarmos sobre as coisas que mais gosto: Imóveis, e se fores uma nauta, sobre Regatas de vela de oceano!.
Bons ventos a todos!

Renato Simões Pimentel Avelar
Desde 1991 cuidando de seu patrimônio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Finaciar imóvel em regime de ocupação é possível! veja os detalhes no blog locamaxx online!

Vendemos: Raridade absoluta, ed Arnaldo Andrade, ao Lado do Palácio Anchieta, 410 m2 privativos, decorado e todo reformado por Marilia Celin da Casa Cor.

Stephen Covey, os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes, o livro de ADM mais vendido no mundo, 38 idiomas, está a seu alcançe!!